Montagem


Etapas do Sistema

A construção em Steel Framing possui peso próprio muito menor que a construção convencional de alvenaria. Isso reduz consideravelmente as cargas na fundação, gerando economia nessa etapa da obra, que pode chegar a 70%. 
A fundação mais comum é a do tipo Radier, uma laje em concreto armado leve e simples de executar, aplicável na maioria dos solos.


Estrutura

A estrutura das construções com Light Steel Framing são compostas por perfis de aço galvanizado tipo U e calculados, projetados e fabricados dentro de controle técnico rigoroso. Cada peça da estrutura produzida é fabricada nas dimensões exatas, com encaixes e cortes precisos para atender cada obra, eliminando o desperdício deste material.


Revestimento Externo

O revestimento externo da estrutura em Steel Framing pode ser feito com placas cimentícias parafusadas diretamente nos perfis da estrutura, sobre uma barreira de vapor. As bordas das placas são tratadas com fitas e massas específicas para dar aspecto final sem frisos e criar superfície apta a receber qualquer acabamento.

Outro revestimento externo utilizado no sistema é o EIFS (Exterior Insulation Finishing System), composto por painel OSB, barreira de vapor, isopor, tela em fibra de vidro e argamassa elastomérica. Este acabamento também garante um aspecto final liso, semelhante ao da construção convencional.


Revestimento Interno

O revestimento interno das construções com Steel Framing é feito com placas de gesso acartonado parafusado sobre os perfis.

As placas de gesso acartonado possuem composição adequada para cada aplicação: Standard (ST) para áreas secas, Resistente à Umidade (RU) para áreas úmidas e Resistente ao Fogo (RF) para situações onde há maior demanda por proteção passiva.
Isolamento Térmico e Acústico

A fim de melhorar o desempenho térmico e acústico das paredes do edifício, utiliza-se mantas de lã de vidro ou de poliéster no interior das paredes e no forro.

Além disto, a construção em de Steel Framing recebe manta de subcobertura no telhado e barreira de vapor nas paredes, garantindo a impermeabilidade do sistema e ajudando no controlar a umidade do ambiente.

Abaixo um comparativo entre o Sistema Steel Framing x convencional (Alvenaria)

SISTEMA CONVENCIONAL (ALVENARIA) 


Fundação: representa entre 10% e 15% do custo total da obra. Para terrenos acidentados, pode atingir valores maiores.

Fundação: distribuição com cargas pontuais.

Paredes, portas e janelas com precisão em centímetros.

Utiliza produtos que degradam o meio ambiente: areia, tijolo, brita, etc.

Durabilidade acima de 300 anos.

Estrutura em concreto armado. Sua qualidade é determinada por fatores inconstantes como mão-de-obra, temperatura, umidade do ar, matéria prima, etc.

Colocação de canos e eletrodutos com quebra de paredes, desperdício de materiais e retrabalho (executar a parede, quebrá-la e depois refazê-la nos locais onde passou-se a tubulação ou eletrodutos).

Canteiro de obra sujo ou com grande dificuldade para manutenção de limpeza.

O isolamento térmico é mínimo. Permite facilmente a passagem de calor pelas paredes. Custo de manutenção de temperatura alto.

Prazo de execução de obra longo e impreciso.

Grande utilização de água no processo construtivo.

Manutenção para reparos de defeitos ocultos (vazamentos, infiltrações, problemas elétricos, entupimentos, etc) difícil, exigindo quebra de paredes, sendo um trabalho demorado (quebrar, consertar, preencher espaço aberto, esperar secar a massa, retocar com massa corrida, lixar, pintar ou rejuntar) e que não garante o resultado final de acabamento perfeito.

Ampliações ou reformas demoradas, gerando na maioria dos casos transtornos e inconvenientes, com desperdício de materiais e sujeira.

Pintura feita em superfície ondulada e imperfeita.

Resistência ao fogo

SISTEMA STEEL FRAMING

Fundação: representa entre 5% e 7% do custo total da obra. Para terrenos acidentados, tem custo muito inferior ao sistema convencional.

Fundação: distribuição de cargas lineares

Paredes, portas e janelas com precisão em milímetros.

É um sistema ecologicamente correto. O aço, por exemplo, parte integrante do sistema em steel frame, é um dos produtos mais reciclados em todo o mundo

Durabilidade acima de 300 anos. Existem construções nos EUA com mais de 250 anos ainda em funcionamento.

Estrutura em aço galvanizado. Produto com certificação internacional. Obedece aos mais rigorosos conceitos de qualidade.

Colocação de canos e eletrodutos sem desperdício e sem retrabalho.

Canteiro de obra limpo e organizado.

O isolamento térmico é máximo. Em função da lã de vidro colocada em todas as paredes e forros, além de outras camadas, passagem de calor é dificultada pelas paredes. Custo mínimo ou inexistente para manutenção de temperaturas.

Prazo de execução até 1/3 menor e com maior precisão.

Utilização mínima de água no processo construtivo (somente utilizada nas fundações). O processo é conhecido no Brasil, também, por sistema construtivo "a seco".

Manutenção simples de defeitos ocultos, com a retirada do revestimento interno, localização imediata do problema, conserto, e recolocação do revestimento, retoque e pintura simples.

Ampliações e reformas rápidas e limpas, inclusive com a possibilidade de reaproveitamento da maioria dos materiais.

Pintura feita em superfície plana e lisa.

Segurança ao fogo - não queima ou adiciona combustível para o alastramento do fogo em uma casa. Segue as normas da ABNT e do Corpo de Bombeiros.


Clique na imagem abaixo e assista um vídeo institucional sobre Steel Light Framing: montagens, aplicações e utilizações.